RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SILVARES ASSINALA JUBILEU SACERDOTAL
Silvares vai homenagear, este domingo, o padre Octávio Gil Morgadinho que está a comemorar 50 anos de sacerdócio.
Por Paula Brito em 25 de Aug de 2012

Junta, assembleia e paróquia juntaram-se para prestar homenagem ao padre que apesar de ter saído cedo de Silvares, “volta todos os anos à sua terra natal”. O presidente da junta, Carlos Jerónimo, diz que é uma homenagem “justa a quem tem prestigiado o nome de Silvares por onde tem passado”. 

A homenagem decorre precisamente no dia em que se assinalam os 50 anos de sacerdócio do padre Octávio Gil Morgadinho que celebrou missa nova a 26 de Agosto de 1962 na igreja matriz de Silvares, como o próprio recorda “eu comecei a celebrar missa de costas para o povo e em latim, só falava português quando explicava o Evangelho”.

 

O padre Octávio Gil Morgadinho, não considera esta “uma homenagem pessoal, mas sim uma homenagem a todos os que sendo de Silvares, saíram da terra e tentaram dar o seu contributo para um mundo melhor, na Igreja ou noutras áreas”. 

 

A comemorar 50 anos de sacerdócio o padre Octávio Gil Morgadinho recorda os tempos em que outra crise assolava o país “50 anos é um tempo de muitas modificações, eu ingressei no seminário do Fundão em 1950, na altura éramos mais de 300, e tinha estado nas filas do pão depois da guerra e lembro-me que grande parte dos meus companheiros iam para a escola descalços, hoje fala-se de crise mas na altura vivíamos também uma situação difícil”.

 

O padre Octávio Gil Morgadinho começou o seu ministério sacerdotal como coadjutor em Trancoso, no distrito da Guarda. Em 1970 foi nomeado pároco no arciprestado do Fundão e nesse mesmo ano foi prestar serviço militar como capelão. Desde 1973 que passou a exercer o ministério sacerdotal no patriarcado de Lisboa onde continua hoje como pároco da Parede.  

 

A homenagem é às 17h com a celebração de uma missa na igreja matriz de Silvares, seguida do descerramento da placa alusiva ao jubileu sacerdotal na casa da família do padre Octávio Morgadinho e um lanche partilhado no salão paroquial.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados