A escola do primeiro ciclo Nossa Sra. da Conceição, na cidade do Fundão, pode arrancar, já a partir de Setembro, com uma segunda turma de ensino bilingue (português/inglês). A proposta está a ser equacionda depois do sucesso alcançado pela turma de 24 alunos que completou em Junho último o primeiro ano lectivo do projecto, pioneiro no país, e que abrangeu apenas cinco escolas em todo o território nacional "nos outros agrupamentos ainda não tenho conhecimento da avaliação geral, mas no nosso agrupamento foi muito bom, foi por isso que nos puseram já a hipótese de avançarmos com uma nova turma de primeiro ano", adianta Cândida Brito.
Segundo a presidente da comissão executiva provisória do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto. "foi um projecto entusiasmante e que funcionou muito bem, esta avaliação já foi feita pela Direcção Geral de Educação e pela Drec, porque o projecto foi monitorizado ao longo do ano por estas duas entidades".
A decisão final do arranque de uma segunda turma "depende do senhor ministro e da nossa aceitação", sendo que, por parte da escola existe disponibilidade apesar das circunstâncias de instalação de um novo agrupamento e atrasos na preparação do arranque do próximo ano lectivo.
Recorde-se que o projecto do ensino bilingue, pioneiro nas escolas públicas em Portugal, começou no ano passado com uma turma de 24 alunos na escola Nossa Senhora da Conceição e vai prolongar-se, com a mesma turma, até, pelo menos, ao quarto ano, isto é, final do primeiro ciclo. Abre-se agora a possibilidade de dotar nova turma de primeiro ano de ensino bilingue, já a partir de Setembro, na mesma escola.