A primeira estrutura é o jardim botânico de montanha, que resulta da requalificação do parque Alexandre Aibéo, e onde são agora mostradas perto de 160 espécies autóctones existentes na Serra da Estrela. Um espaço que, refere o presidente da câmara da Covilhã, pode até ser utilizado com fins pedagógicos "existe aqui um potencial que pode despertar o interesse das escolas para a realização de visitas e ficarem a conhecer melhor aquilo que existe na nossa serra".
A segunda estrutura inaugurada foi a requalificação do parque florestal, que durante décadas foi abandonado pelo estado. Uma opção criticada por Carlos Pinto "durante décadas nunca aqui investiram um euro, mas quando a câmara quis recuperar este espaço só criaram obstáculos".
Uma estrutura que, acrescenta o autarca covilhanense, vai em breve ser complementada com a construção dum parque de estacionamento. Carlos Pinto espera que estes dois equipamentos possam ser integrados numa rede de portas de entrada à Serra da Estrela e que o presidente da câmara da Covilhã quer ver ainda complementada com outros dois espaços "um deles é a requalificação da varanda dos carqueijais e o outro vai resultar da recuperação duma casa que a câmara adquiriu; junto aos terrenos onde vai ficar situada uma das estações de tratamento da nova barragem, e que também vai integrar esta rede de espaços até às Penhas da Saúde".