Jardim Botânico de Montanha:
Inserido no Parque Alexandre Aibéo, o Jardim Botânico de Montanha, que se estende por uma área de 12 mil m2, reúne uma vasta diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, bem como das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África.
Através de percursos pedonais devidamente identificados pode-se apreciar mais de noventa espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos, como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, árvores de fruto, faias, ginkgo, cedros, abetos, teixos, giestas e sequóias.
O novo espaço pedagógico e de lazer contempla ainda uma infra-estrutura de apoio com recepção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.
Parque Florestal:
Após requalificação, o Parque Florestal, localizado na encosta da Serra da Estrela, oferece nova zona de lazer com equipamento e mobiliário urbano em madeira, campo de jogos, parque infantil; anfiteatro, coreto; áreas de merendas com quiosque/bar; sanitários, bebedouros e ecoponto. As espécies arbóreas ali existentes foram preservadas, criando percursos pedonais de fácil acesso ao parque, com calçadas de granito, miradouro e parque de estacionamento para automóveis e autocarros turísticos.
FONTE: CMC