RCB/TuneIn
Sábado, 28 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PS ESCOLHE CANDIDATOS EM DIRECTAS
No PS, a escolha dos candidatos ?s c?maras municipais, nas pr?ximas aut?rquicas, ? feita atrav?s de elei??es directas. Os novos estatutos do partido obrigam os candidatos a candidatos a serem sufragados primeiro pelos militantes.
Por Paula Brito em 19 de Jun de 2012

Por esta razão, para José Armando Serra dos Reis, presidente da concelhia da Covilhã, não faz qualquer sentido convidar ninguém para ser o candidato do Partido Socialista em 2013 “eu como presidente da concelhia não convidarei ninguém para ser candidato mas facilitarei a vida a quem quiser ser candidato desde que dentro dos novos estatutos do partido”.

De acordo com os novos estatutos do Partido Socialista um candidato a candidato, independente ou militante, tem que se submeter a um conjunto de requisitos “primeiro tem que ter a assinatura de um terço dos elementos da comissão política, um quinto dos eleitos na câmara e assembleia municipal e um décimo dos militantes do partido”.

Por esclarecer está o facto de ser necessária a realização de directas se existir apenas um candidato, ou se cada membro da comissão política, militante ou eleito pode subscrever mais do que uma candidatura. Se assim não for, no caso da Covilhã, não poderá haver mais do que 3 candidatos a candidatos “a tónica está na comissão política, nós somos 36 elementos, 1/3 são 12 o que significa que não pode haver mais do que 3 listas, no meu entender eu como presidente só deveria subscrever uma candidatura  mas vamos aguardar pelos regulamentos que até Agosto têm que estar cá fora”.

O processo eleitoral dentro do partido para escolher o candidato deverá acontecer logo a seguir ao Verão. Para depois em articulação com o candidato vencedor se escolherem as equipas para as freguesias. José Armando Serra dos Reis admite apenas não ganhar em 3 ou 4 “que são aquelas que habitualmente votam à direita seja em eleições autárquicas ou legislativas”.

Actualmente com apenas duas freguesias socialistas no concelho, o novo líder da concelhia espera inverter este cenário nas próximas autárquicas.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados