Considerados, umas das referências da nova música tradicional, os MUSICALBI foram gradualmente introduzindo variados instrumentos e novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional portuguesa, cruzando ambientes musicais portugueses com celtas, galegos e árabes.
Em palco apresenta um espectáculo vivo, alegre e contagiante.Contam-se centenas de espectáculos realizados a nível nacional e no estrangeiro, destaque para concertos em Espanha, França, Macau, China, México (4o FESTIVAL INTERNACIONAL DE OLLIN KAN TAPLAN) e Polónia.
Em 1991 gravam o seu 1º Disco (LP), em 1998 lançam o 2º trabalho com o nome de MUSICALBI. Em 2001 lançam o 3º Disco, ENTRELAÇOS e em 2008 o seu último trabalho intitulado “MASTIÇO”, com uma distribuição a nível nacional pela Compact Records. Organizam também desde 2000 o ”Entrelaços”- Festival Internacional de Música Tradicional/Folk de Castelo Branco. Em 2012 apresentam-nos, ADUFANDO "Sinais da Beira Baixa".
O toque do Adufe, é sem dúvida um dos mais determinantes “sinais” da música tradicional da beira baixa introduzido na nossa região pelo povo árabe há mais de um milénio, fazendo deste instrumento, o mais representativo e importante da nossa região. Assim não é de estranhar que o pulsar do seu ritmo marque presença neste novo álbum, composto por 12 temas exclusivos da beira baixa, que representam as vivências, as tradições, os costumes, o amor, a crença, a religião, entre outros do nosso povo.A sonoridade dos temas, além da riqueza tímbrica, já habitual nos trabalhos do MUSICALBI, remete-nos para vários ambientes tendo em conta as influências musicais trazidas pelos seus músicos e que vão desde a música africana, ao jazz, do reggae ao Soul, ao folk irlandês entre outros.FONTE: TEATRO CLUBE DE ALPEDRINHA