RCB/TuneIn
Quinta, 18 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
AMARO DESAFIA AUTARCA DE VALE FORMOSO
Jorge Amaro desafia o presidente da junta de Vale Formoso a fazer um referendo para saber a opini?o da popula??o sobre a sa?da daquela freguesia do concelho da Covilh? para integrar o concelho de Belmonte.
Por Paula Brito em 27 de Apr de 2012

O desafio foi deixado pelo vereador da oposição na última reunião pública do executivo de Belmonte “recomendo ao senhor presidente da junta de Vale Formoso que oiça os munícipes da sua freguesia e se tiver coragem faça um referendo e ficará surpreendido com os resultados”,

O desafio vem na sequência da ideia apresentada por Jorge Amaro de, no âmbito da reforma administrativa, Belmonte propor a agregação das freguesia de Vale Formoso e Aldeia do Souto do concelho de Covilhã e Bendada do concelho do Sabugal.

Uma proposta que segundo o vice presidente da autarquia “já tem barbas”. David Canelo levou à reunião do executivo uma cópia de um documento datado de 1877. Trata-se de uma carta escrita há 145 anos pelo então administrador do concelho de Belmonte ao governo civil de Castelo Branco, que haveria de a fazer chegar ao rei “na altura referia que este concelho não deveria ficar como está e que deveriam anexar-se-lhes as povoações de Aldeia do Mato, actual Vale Formoso, Aldeia do Souto e Orjais, isso não veio a verificar-se mas é apenas uma curiosidade”.

Tal como no século XVIII a ideia continua a não merecer acolhimento, pelo menos político. Já que segundo Jorge Amaro, o acolhimento popular existe, em particular na freguesia de Vale Formoso.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados