RCB/TuneIn
Quarta, 23 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
3.? CONV?VIO JUNTOU EX-AUTARCAS DO FUND?O
Pelo terceiro ano, ex-presidentes das juntas de freguesia do concelho do Fund?o re?nem-se para matar saudades, falar das suas aldeias e saber onde param os amigos. Este ano o encontro teve um novo motivo de conversa: a reforma da administra??o local.
Por Paula Brito em 23 de Apr de 2012

Luís Castanheira, ex-presidente da junta do Souto da Casa foi um dos organizadores do encontro que juntou cerca de 30 ex-auitarcas de 25 freguesias do concelho. A iniciativa serve também para recordar o tempo em que os presidentes de junta "vestiam a camisola", eram mais unidos e solidários. Luís Castanheira deixa um exemplo dessa diferença de postura pegando precisamente na forma como os actuais autarcas estão a encarar a reforma da administração local em curso "o virar de costas que eu tenho visto por parte de grande parte dos autarcas do Fundão a uma reforma que vai prejudicar as freguesias". Se fosse no seu tempo "tenho a certeza qeu teríamos comparecido a todas as reuniões, tinhamos feito ainda mais, tinhamos ido a Lisboa e enchido vários autocarros, porque por menos do que isso fomos lá, batemos o pé e conseguimos várias vitórias".

O único local do concelho onde a reforma parece ser pacífica é nos Três Povos: Escarigo e Salgueiro vão dar as mãos e fundirem-se numa única freguesia, mas a ideia não é nova. João Serra, o autarca presente no encontro que há mais tempo o deixou de ser, esteve durante mais de 20 anos à frente da junta do Escarigo e recorda que já no seu tempo, a união das 3 aldeias foi equacionada "já naquele tempo eu fiz reuniões para avançarmos com a união, e não foram as questões políticas mas sim o bairrismo de uns e de outros que impediu que isso fosse para a frente".

Luís Cerdeira, ex-presidente da junta de freguesia do Salgueiro, actualmente com quase 90 anos, era o autarca mais velho presente no jantar. Mas a idade não lhe levou a lucidez e aplaude esta união "para os 3 Povos o melhor era juntarem-se, já no meu tempo eu pensei nisso mas nunca foi possível mas hoje com a juventude é mais fácil, eu acho que as 3 povoações vão a lucrar muito".

No próximo ano haverá um quarto encontro de ex-presidentes de junta do concelho do Fundão e quem sabe se alguns não estarão nessa altura a regressar à vida política activa.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados