RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
OBRAS PARADAS
As obras da lavaria, no Cabe?o do Pi?o, est?o paradas. Dificuldades resultantes do financiamento do projecto, aprovado no ?mbito do programa PITER, est?o na origem do atraso. A situa??o j? foi comunicada ao instituto de turismo de Portugal (ITP).
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 13 de Nov de 2008

De acordo com Paulo Fernandes, vereador da câmara municipal do Fundão, os atrasos decorrem do sistema financeiro onde “temos tido algumas dificuldades no processo que é moroso”. O autarca mostra-se esperançado que os problemas, que foram comunicados ao instituto de turismo de Portugal, sejam resolvidos e anuncia que foi solicitado ao ITP uma ampliação dos prazos estabelecidos “pelo menos até final do ano para que possamos cumprir a componente das regras de financiamento”.

  

A obra, inserida no projecto Rio, que vai transformar a lavaria num centro de interpretação da mina começou no passado mê de Janeiro e, segundo Paulo Fernandes, deve estar pronta no final do primeiro semestre de 2009 “ em nenhuma circunstância pensámos em abrir ao público antes de meados do próximo ano”. Para que isto aconteça é necessário que a autarquia fundanense consiga, junto do instituo de turismo de Portugal, resolver a componente do investimento no âmbito do III quadro comunitário de apoio (QCA).

  

Se este cenário não se concretizar, o vereador da câmara municipal do Fundão, em entrevista à RCB, admite mais atrasos na obra “porque o modelo de financiamento de uma entidade privada é complexo e pode fazer com que grande parte da obra transite entre o III QCA e o actual quadro de referência estratégico nacional (QREN), o que faria que a obra deslizasse”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados