No primeiro tempo e perante um Alcains que entrou na partida algo adormecido, os Escalos de cima foram espreitando o contra-ataque e por diversas vezes criaram calafrios para a baliza de Pedro Raposo. A primeira situação foi ao minuto 13 onde Humberto de cabeça atirou ao lado.
A equipa de Alcains sempre que acelerava o seu futebol criava perigo, mas a melhor situação foi à passagem da meia hora e na sequência de um campo Ricardo Costa atirou ao poste. O primeiro aviso estava dado e mesmo ao cair do pano foi quinzinho, que após um livre de Vieira atira para uma excelente intervenção de Bruno Cardoso, guarda-redes dos Escalos de Cima.
Na segunda parte uma nova atitude do Alcains, mais acutilante e objectivo na procura do golo. Mas foi contra a corrente do jogo que ao minuto 18 Paulinho, bate de maneira frouxa um livre que vai em direcção a baliza e onde Pedro Raposo resolve dar um brinde aos Escalos de Cima, que desatou o teimoso 0-0.
Apesar de ter acusado e muito o golo, especialmente na qualidade do seu futebol, a equipa do Alcains não baixou os braços e foi para cima do seu adversário.
Aos 31 minutos da segunda parte, surge o tento da igualdade. Canto para a equipa da casa e Ricardo Costa a marcar. Um lance em que os jogadores dos Escalos de Cima protestaram muito, sobre o facto a bola não ter ultrapassado a linha de golo. Certo é que o auxiliar considerou válido o golo.
Ao quinto dos sete minutos que o árbitro deu de compensação Tabarra vê o guarda redes ligeiramente adiantado e faz-lhe um chapéu. Um excelente golo do camisola 8 da equipa do Alcains.
Depois deste lance o jogo praticamente chegava ao fim com o 2-1 para o líder do campeonato, que nunca deixou de acreditar que era possível vencer o jogo, perante uma equipa dos Escalos de Cima que muito organizada sempre se bateu bem no terreno.
Quanto à equipa de arbitragem Márcio Lopes, transformou um jogo numa batalha campal, mostrou um rol de cartões e expulsou quatro jogadores. É certo que os intervenientes na partida nem sempre facilitam, mas os árbitros por vezes também não ajudam. Nota negativa.