RCB/TuneIn
Sexta, 24 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
COVILH? REDUZIU DESEMPREGO EM 3%
No ano passado o concelho da Covilh? reduziu em 3% o n?mero de desempregados inscritos no centro de emprego.
Por Paula Brito em 22 de Feb de 2012

Em Dezembro último eram 3.389 os desempregados do concelho da Covilhã que nos últimos seis anos tem visto a taxa de desemprego a baixar “de Janeiro de 2005 a Dezembro de 2011 o número de desempregados no concelho da Covilhã decresceu 12%”, adianta o vereador com o pelouro das actividades económicas na câmara municipal em entrevista à RCB. Pedro Farromba faz ainda o paralelismo com outras cidades da Beira Interior no mesmo período de tempo “Guarda aumentou o desemprego 47%, Castelo Branco 30% e o país 22%”. 

 

Segundo o autarca,  a abertura do Parkurbis em 2005 marcou uma linha decrescente de desemprego na Covilhã. Sinal que o projecto está a ser um sucesso do ponto de vista do fomento do empreendedorismo e da criação de emprego. O director executivo do parque de ciência e tecnologia da Covilhã, em entrevista ao programa Flagrante Directo da RCB, deixou o balanço dos seis anos do Parkurbis em números “desde 2005 passaram por ali mais ou menos 50 projectos empresariais, temos hoje instaladas no Parkurbis 35 empresas que empregam, grosso modo, 300 pessoas”.

 

A taxa de mortalidade das empresas não chega a 5%, fruto da “grande selectividade das iniciativas empresariais com o objectivo de evitar o efeito de contágio e desmotivação”.

A maioria das empresas instaladas no Parkurbis é na área das tecnologias da informação e são sobretudo jovens empresários oriundos de outros pontos do país que não a Covilhã ou a região. “cerca de 70% o que corresponde à mesma percentagem de alunos deslocados na Universidade da Beira Interior”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados