RCB/TuneIn
Segunda, 13 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"O QUE ESCONDE A M?SCARA"
? o t?tulo da nova exposi??o que a galeria de exposi??es "Tinturaria, na Covilh?, acolhe a partir de hoje at? 26 de Fevereiro 2012.
Por Paulo Pinheiro em 31 de Jan de 2012

"O que esconde a máscara" é o título desta exibição individual de pintura de Amália Soares, que estará aberta ao público de Terça-feira a Domingo, das 14:00 às 20:00 horas.

A artista traz a esta exposição várias telas representativas de máscaras de bailes palacianos, máscaras para assustar os inimigos, máscaras que personificam actores de teatro e até máscaras que ajudavam os mortos a entrar no paraíso, fruto de diversas culturas da Europa actual e da Idade Média.

De Portugal mostra-nos uma "personagem" muito característica da cultura transmontana: os caretos. Estes "seres mágicos", como a própria os apelida, transformam o tempo que vai de Novembro até ao Carnaval, num período em que o poder pagão se confunde com o poder religioso.

Sobre a autora da exposição:

AMÁLIA SOARES nasceu no Porto, é autodidacta por vocação e frequenta a Cooperativa Árvore, tendo já realizado dezenas de exposições individuais e colectivas, nomeadamente no Porto, Vila Pouca de Aguiar, Luso, Águeda, Póvoa do Varzim, Mogadouro, Oliveira do Bairro, Vagueira, Açores, Arganil, Monção, Bragança, Figueira da Foz, Matosinhos, Arronches, Celorico de Basto, Angra do Heroísmo, Penafiel, entre outras cidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: CMC


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados