Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado
No dia 5 de Outubro de 1911, aquando dos festejos do 1o aniversário da implantação da República e, fruto de uma cisão entre filarmónicos da banda existente na altura (Sociedade Euterpe), é criada, em Gouveia, a Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado.
A Banda Filarmónica iniciou a atividade com 18 elementos, com o patrocínio do benemérito republicano Pedro Amaral Botto Machado. Tem atuado em vários pontos do País e em Espanha. Com inúmeros concertos efectuados, tem participado em cerimónias oficiais, festas religiosas, bem como em festivais de bandas de música civis.
Em 2008 gravou o seu primeiro CD, intitulado “Over the Hill”. Participou em 2010 no Concurso de Bandas do Ateneu Artístico Vila-franquense na 2a categoria, no qual obteve o 2o prémio.
Participou nas cinco anteriores temporadas do projecto “Bandas em Concerto”.
PROGRAMA
Pax Romana – Toshiaki Minami Miniatures Brasileiras - Hudson Nogueira Saga Candida - Bert Appermont Eine Kleine Yiddishe Ragmusik - Adam Gorb Symphonic Songs for Band – Robert Bennet Navegar, Navegar - Fausto, arr. Jorge Salgueiro
FONTE: Cultura Vibra