RCB/TuneIn
S√°bado, 20 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
GOVERNO REFOR?A APOSTA NA PREVEN??O
A secretaria de estado das florestas vai lan?ar o projecto de cria??o de uma rede de salvaguarda do territ?rio florestal. A Covilh? ? o ?nico concelho do distrito que, para j?, vai estar envolvida nesta iniciativa
Por Nuno Miguel em 29 de Oct de 2008

Outras da categoria:

O projecto vai  começar a ser desenvolvido em duas áreas piloto; as montanhas ocidentais (que contemplam áreas de floresta dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu) e a cordilheira central que abrange todos os municípios que envolvem a serra da estrela, entre os quais está o concelho da Covilhã.

Paulo Castro, técnico da autoridade nacional florestal, sublinha que nesta primeira fase "vão estar abrangidos cerca de 800 mil hectares de floresta", onde uma das principais alterações previstas pela rede "é a inclusão de faixas para a gestão de combustível que permitem melhorar a prevenção e evitar a propagação dos incêndios".

A rede de salvaguarda do território florestal foi apresentada em Castelo Branco pelo secretário de estado da tutela. Uma oportunidade aproveitada por Ascenso Simões para "lançar um repto a todos os autarcas para que este projecto se possa alargar a todo o distrito de Castelo Branco, dada a importância deste sector para toda a região". O governante mostra-se "disponivel para apoiar" a concretização desta iniciativa, mas para isso "é necessário que todas as autarquias assim como o governo civil se mostrem também disponiveis a encontrar formas de financiar este projecto".

A Covilhã é o único concelho do distrito que, dada a sua proximidade geográfica à serra da estrela, vai fazer parte desta primeira fase do projecto e João Esgalhado, vice presidente da autarquia espera que "o governo disponibilize em breve os fundos necessários á implementação de várias iniciativas cujos projectos já foram realizados pela câmara mas que ainda não foi possível concretizar no terreno".     


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados