RCB/TuneIn
Sexta, 21 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
AUTARCAS NA RUA CONTRA REFORMA
A hipótese foi levantada pelo presidente da junta de S. Jorge da Beira no III encontro de autarcas do distrito promovido pela delegação distrital da Anafre.
Por Paula Brito em 30 de Nov de 2011

Se as negociações entre a Anafre e o governo não chegarem a bom porto, no que à reforma da administração local diz respeito, os autarcas podem equacionar outras formas de protesto. A hipótese do encerramento das juntas de freguesia durante um período de tempo ou de uma manifestação no terreiro do paço levantada Fausto Batista "se for preciso fechar as portas da junta ou ir ao terreiro do paço, contem comigo".

Uma ideia partilhada por alguns dos autarcas presentes mas que, para já, não tem o acordo do presidente do conselho directivo da Anafre. Apesar de não excluir essa hipótese, Armando Vieira considera que devem ser esgotadas todas as possibilidades de entendimento "nós somos parceiros sociais, temos os canais todos abertos, por isso devemos esgotar todas as possibilidades, não estou com isto a dizer que não devemos fazer uma manifestação, porque a verdade é que eles recebem-nos, nós falamos, mas eles não nos ouvem".

Uma das negociações que está em cima da mesa diz respeito à transferência de competências e verbas directamente para as freguesias "devo confessar que as coisas já estiveram melhor encaminhadas, nós não costumamos falar dos municípios, mas há quem não goste destas negociações entre a Anafre e o governo e mais não digo". Questionado no final se o lobbie das câmaras municipais estava a ser uma força de bloqueio às negociações, Armando Vieira respondeu simplesmente "ainda não".

Armando Vieira teme que a reforma vá custar mais aos cofres do estado do que o actual estado de coisas devido ao aumento dos autarcas em regime de permanência nas novas freguesias que vão surgir de maior dimensão. Um estudo que está ainda por fazer pela Associação Nacional de Freguesias. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados