RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARRAIAL ? MODA ANTIGA NO PA?L
Vila do Pa?l retoma festa popular cujas origens remontam ao tempo em que os pastores, vindos da Serra da Estrela, ficavam por estas terras f?rteis durante os meses do Inverno. O arraial ? moda antiga realiza-se de 2 a 4 de Dezembro e promete muita folia.
Por Paula Brito em 30 de Nov de 2011

Segundo a presidente da Casa do Povo do Paúl a festa foi retomada mais tarde pelos paulenses que todos os anos, por esta altura, celebravam a Sta. Bebiana e a abertura dos pipos "eu era pequenina e lembro-me da procissão em que só participavam homens, levavam um pipo e terminava junto ao forno para o jantar de chanfana com batatas cozidas".

A festa esteve perdida durante mais de 30 anos até que há oito anos atrás a Casa do Povo do Paúl a decidiu recuperar com base numa pesquisa feita "sobretudo a partir dos testemunhos das pessoas mais velhas". Hoje o arraial à moda antiga no Paúl são três dias (2, 3 e 4 Dezembro) com muita animação e tasquinhas "temos 25 tasquinhas, sobretudo de gastronomia regional onde não vão faltar as iguarias da região".

O arraial começa na sexta-feira, 2 de Dezembro, às 20h com a abertura das tasquinhas e a arruada com bombos, gaitas, concertinas e violas. Nessa mesma noite haverá um espectáculo de fogo (malabares) com o grupo de teatro Viv´Arte.

No sábado, 3 de Dezembro, destaque para o jantar bebiano "chanfana, batata, pão e vinho" seguido da procissão chocalheira da Sta Bebiana com archotes, estandartes, a carroça do vinho, tudo animado com rezas e cantos". No final da procissão pagã realiza-se o sermão no largo da praça com pregador de fora abrilhantado pelas cantadeiras de hábito da Santa Bebiana. 

Destaque ainda na noite de sábado para o reviver de confrontos entre monárquicos e republicanos pelo grupo de teatro Viv´Arte "quisémos dar, com este espectáculo, um cunho histórico ao arraial!.

O domingo, 4 Dezembro, será para os resistentes.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados