O principal objectivo destas comemorações passa por envolver toda a comunidade escolar nesta efeméride e para isso vão manter-se algumas iniciativas "como o festival de música da Beira Interior ou o concurso internacional do Fundão" diz Duarte Silva, docente da academia.
O programa definitivo ainda não está completamente fechado mas estão já agendados alguns dos pontos altos, diz o docente "vamos ter no final de Maio um festival de 48 horas de música non-stop em vários pontos do Fundão e também em Junho o concerto final de ano lectivo vai ser feito ao ar livre sob a forma duma ópera ou dum musical".
O arranque oficial das comemorações está marcado ara Janeiro de 2012, mas já no próximo dia 6 de dezembro vai decorrer um concerto “Prólogo”. O objectivo, diz Olga Silva, docente da instituição, é juntar os trabalho dos actuais alunos com alguns ex estudantes da academia "para isso vamos ter um concerto com cinco alunos finalistas deste ano que vão estar em palco com a Ana José Carrolo que foi a primeira aluna da academia a seguir um percurso profissional na área da música".
Actualmente a academia fundanense tem um total de 514 alunos e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Jorge Gaspar, destaca o papel que a instituição tem assumido nos maiores eventos culturais da região "sem dúvida que a academia se tem afirmado como uma valência de referência da santa casa da misericórdia do Fundão e naturalmente que vamos prosseguir com essa aposta".
O primeiro concerto oficial do programa decorre a 6 de Janeiro, em que vão ser interpretadas peças cedidas por José Reis Fontão. O encerramento do ciclo decorre em Dezembro de 2012 com a realização do concerto de natal.