Segundo João Mário Amaral, presidente da associação, "com o nosso apoio, há cerca de 100 a 120 empresa que todos os anos são criadas na região centro, o que vem fortalecer o tecido empresarial principalmente na região centro interior".
Com sede em Seia, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela comemora no próximo ano 20 anos de vida. Uma data importante para reflectir sobre o futuro da associação que, segundo o seu presidente, passa pela concretização de vários projectos "vai ser criado, dentro do espaço da associação, um centro de artes e ofícios das aldeias de montanha, a par da criação do conceito aldeias de montanha".
A internacionalização é outra das apostas "conseguimos movimentar para fora do país cerca de 200 empresários todos os anos".
Quanto à formação o presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela deixa um exemplo que revela bem a importância desta área "na última formação que fizémos para mulheres desempregadas, das 12 candidatas criámos 10 empresas, para nós é gratificante devolver à sociedade um cidadão que estava desempregado e passou a empresário".
João Mário Amaral, presidente da associação de artesãos da serra da Estrela, considera que o artesanato, sobretudo na área alimentar, tem sido bem sucedido é o caso do queijo, do mel, do vinho e de muitos outros produtos.