RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
A VERDADEIRA HIST?RIA
O presidente da associa??o cultural da Beira Interior (ACBI) promete contar a verdadeira hist?ria do Coro Misto da Covilh?. Esta ? uma das actividades previstas pela associa??o para assinalar duas d?cadas de exist?ncia.
Por Paulo Pinheiro & Nuno Miguel em 14 de Oct de 2008

Outras da categoria:

O lançamento de um CD, um interpostal em parceria com os CTT, e um livro são algumas das iniciativas que vão assinalar o vigésimo aniversário da associação cultural da Beira Interior.  Entre Setembro de 2009 e Julho de 2010, a ACBI vai realizar vinte actividades, com destaque para a oratória efectuada há dez anos na Palestina e que vai ser repetida na Igreja de São Tiago, na Covilhã.

As comemorações iniciam-se com o lançamento de um livro onde o autor, presidente da direcção da ACBI, promete contar o percurso do coro misto da Covilhã “não sei se a publicação vai dar mais processos em Tribunal, se der dá, não estou minimamente preocupado com isso”, refere Luís Cipriano que acrescenta “ está na hora de toda a gente saber o que é este coro e quem são os palhaços disfarçados de agentes culturais que andam na cidade”. O livro não cita nomes, mas segundo aquele dirigente “qualquer covilhanense que o leia sabe quem são”.

Até ao início das comemorações a ACBI tem definido um plano de actividades que passa pelo desenvolvimento de acções de formação, com o apoio do programa operacional para o potencial humano, destinado a crianças em risco e para adultos que desta forma podem obter certificações equivalentes ao nono e décimo ano de escolaridade. 

Outra das novidades é a promoção de estágios musicais para alunos durante todos os períodos de férias do corrente ano lectivo. De acordo com Luís Cipriano, em 2009 é lançado o novo CD do Zéthoven dedicado ao ambiente. A ideia tem quatro anos e passa pelo desenvolvimento de um concurso nacional “onde as crianças vão fazer instrumentos a partir de lixo, com tudo o que seja reciclável”. A ACBI seleccionará os doze melhores, que se juntam a uma orquestra sinfónica.  

O coro misto da Covilhã deve participar em diversos concursos internacionais em Veneza, Itália, e Malta, em Abril e Novembro de 2009 respectivamente.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados