RCB/TuneIn
Sexta, 05 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BICHOS
? esta tarde inaugurada, na biblioteca municipal de Castelo Branco, a exposi??o de fotografia "Bichos", de H?lder Concei??o. A mostra pode ser vista at? ao dia 7 de Dezembro.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Nov de 2011
"Beira Baixa está circundada por Parques Naturais. Quer a Norte onde se situam os Parques da Estrela e da Malcata, quer a Sul e Este com o Parque do Tejo Internacional.

Entre eles, pertinho de Castelo Branco, fica a zona da Marateca e a encosta sul da Gardunha que têm uma riqueza de fauna tão ou mais significativa que a daqueles. São diversas as espécies protegidas, mais ou menos raras, que vivem em vizinhança próxima dos albicastrenses e alcainenses. “Bichos” retrata os nossos vizinhos do reino animal: A sua diversidade, a sua beleza, os preconceitos errados que temos sobre eles. Animais coloridos, extraordinários, úteis... e não vivem na Amazónia... estão mesmo aqui entre nós!

----

A minha mãe quase enlouquecia cada vez que eu, lá para os 3/4 anos, ia ter com os cães para os abraçar. Mesmo para os que ladravam para mim. Os meus filhos são assim. Por causa do meu filho apanhar tudo o que mexe desde pequenino dizendo “Tão fufinho” tive de “devorar” fichas técnicas de animais para perceber o que era realmente perigoso ou não.

Nunca quis fazer o que fazia a minha mãe - dizer que todos mordiam, picam, são venenosos ou o que fosse quer que seja que ensine a ter medo deles... aquela desculpa genérica ao abrigo da qual se matam bichos porque todos somos ensinados a temê-los e olhar para eles como ameaças para nós. Graças aos meus filhos recuperei uma paixão antiga que estava um pouco adormecida e hoje povoa a minha vida.

Hélder Conceição

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados