RCB/TuneIn
Sábado, 25 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PAUL: CASA JOS? MARMELO E SILVA
? esta tarde inaugurada no Paul a casa da cultura "Marmelo e SIlva". A iniciativa da c?mara municipal da Covilh? e da junta de freguesia da vila perpetua a mem?ria e a figura do escritor, professor e jornalista Jos? Marmelo e Silva, no ano em que se comemora o centen?rio do seu nascimento.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Oct de 2011

Numa infra-estrutura recuperada, com mais de 200m2 e dois andares, divididos em cinco áreas distintas, o novo espaço contém biblioteca com zona de acesso à internet, sala de exposições, gabinete de reuniões e um espaço temático que recria o ambiente de trabalho de José Marmelo e Silva.

Sobre o homenageado:


José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 na Freguesia do Paul, na Covilhã. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias da Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra mas, devido à publicação de "Sedução", teve que concluir a licenciatura (em Filologia Clássica) na Faculdade de Letras de Lisboa, onde apresentou uma tese sobre "Virgílio -nbsp;Um sonho de paz bimilenário: a poesia de Virgílio". Colaborou no semanário lisboeta "O Diabo", com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista "Presença", de Coimbra. Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho (onde leccionou na Escola Secundária) até à data da sua morte, em 11 de Outubro de 1991. Foi agraciado, em 1987, com a Medalha de Ouro da cidade de Espinho e em 1988 foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.
José Marmelo e Silva foi homenageado pelo Município da Covilhã e pela Junta de Freguesia do Paul a 20 de Março de 2010. Actualmente o seu nome figura como toponímia da freguesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CMC


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados