RCB/TuneIn
Segunda, 21 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
IDANHA PODE PERDER 3 FREGUESIAS
O concelho de Idanha-a-Nova est? na imin?ncia de perder 3 das 17 freguesias. Segundo os crit?rios definidos no documento verde da administra??o local, Idanha-a-Nova perde as freguesias de Alcafozes, Idanha-a-Velha e Proen?a-a-Velha.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 30 de Sep de 2011

O presidente da câmara municipal de Idanha-a-Nova preferia que o Governo acabasse com as freguesias de sede do concelho e lamenta a perda destas três localidades

"Proença-a-Velha é uma freguesia altamente dinâmica e activa e Idanha-a-Velha pelas suas características únicas deviam continuar a ter junta de freguesia. Era mais aceitável acabar com as freguesias na sede do concelho. Como o critério é pelo número de habitantes o Interior perde sempre"", defende Álvaro Rocha.

O concelho de Idanha-a-Nova, por ter perdido mais de 10% da sua população, rege-se pelo critério de menos 300 habitantes por freguesia, desde que as localidades distem mais de 15 quilómetros do concelho e não tenham menos de 150 habitantes.

Nessas circunstâncias estão Alcafozes com 214 residentes e Proença-a-Velha, com 224, ambas a menos de 15 quilómetros de Idanha-a-Nova.

No caso de Idanha-a-Velha, apesar de distar mais de 15 quilómetros da sede de concelho não cumpre o requisito de ter pelo menos 150 habitantes.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados