"É a primeira vez que alunos formados na Covilhã vão fazer estágio clínico fora dos hospitais e centros de saúde da região", refere Miguel Castelo Branco explicando que a opção dos alunos está relacionada com a existência de um protocolo entre a UBI e o hospital Santos Silva e, por outro, com o facto da maioria dos alunos ser oriundo do Norte do País. "Os alunos optaram para ficarem mais perto de casa durante os oito meses que dura o estágio clínico", acrescenta.
Os nove alunos que rumam ao hospital nortenho correspondem a 10 por cento do total que, a partir de Setembro, iniciam o estágio clínico.
Os restantes 81 alunos serão distribuídos pelos hospitais da Covilhã, Guarda e Castelo Branco e, também, pelos centros de Saúde das três cidades. No caso do Hospital Sousa Martins, na Guarda, 25 alunos farão o estágio clínico, única e exclusivamente, naquela unidade de saúde. Os restantes são distribuídos pelo Centro Hospitalar da Cova Beira, Hospital Amato Lusitano e centros de Saúde da Covilhã, Belmonte, Fundão, Castelo Branco e Guarda em regime de rotatividade.
A FCS-UBI estabeleceu este ano um protocolo com o Centro Hospitalar da Médio Tejo que integra os hospitais de Torres Novas e Tomar mas nenhum aluno manifestou interesse em fazer o estágio naquelas unidades de saúde.
O estágio clínico antecede a chegada dos jovens médicos aos hospitais para a realização de dois anos de internato: um de ano comum e outro de especialidade