RCB/TuneIn
Domingo, 20 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
?LEO DE COENTRO FAZ BEM ? SA?DE
Investigadores da UBI descobriram propriedades antibacterianas no ?leo de coentros, contra v?rias bact?rias nocivas ao homem. O estudo foi publicado no passado dia 25 na revista cient?fica "Journal of Medical Microbiology".
Por Paula Brito em 29 de Aug de 2011

Outras da categoria:

O estudo revela não só o efeito antibacteriano do óleo de coentro, como também explica como este actua sobre as bactérias. Segundo Fernanda Domingues, que liderou o estudo, “ O óleo de coentros actua ao nível da membrana que envolve a célula bacteriana, destruindo a barreira entre a célula e o seu meio ambiente e inibe processos essenciais, incluindo a respiração, o que acaba por conduzir à morte da célula bacteriana”.

Os investigadores sugerem que o óleo de coentro poderá ter importantes aplicações na indústria alimentar e farmacêutica “por ano, até 30% da população dos países desenvolvidos sofre de doenças transmitidas por alimentos. Este estudo deverá incentivar o desenvolvimento de novos aditivos alimentares que contenham óleo de coentro para combater agentes patogénicos de origem alimentar e evitar a deterioração bacteriana”.

O grupo de investigadores da UBI testou o óleo de coentro em doze estirpes bacterianas. O óleo de coentro actuou como bactericida para quase todas as bactérias testadas.

O estudo, realizado por Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz e Fernanda Domingues, intitula-se "Óleo essencial de coentros: a sua atividade antibacteriana e modo de acção avaliados por citometria de fluxo" e foi publicado na revista científica Journal of Medical Microbiology, no passado dia 25 de Agosto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados