Segundo o presidente da direcção da Associação Orgânica, que organiza este festival em parceria com o município de Manteigas, haverá actividades radicais a partir desta tarde e durante os três dias do festival como "aulas de sky, snowboard, slide, tiro ao arco, canoagem". O primeiro contacto dos visitantes vai ser com a praia fluvial "de que podem usufruir, na outra margem do rio haverá uma zona de artesanato e restauração e à noite o recinto mais recatado pelas árvores onde vão acontecer os concertos".
Nuno Abrantes não destaca nenhum concerto em particular "este ano não há cabeças de cartaz, fizémos um cartaz diversificado para que as pessoas venham pelo todo e não por apenas uma parte". Ainda assim Virgem Suta esta quinta-feira, Oquestrada e Teratron, na sexta e Gabriel o pensador no sábado são as grandes atracções do festival.
Música e ambiente é a simbiose do festival Serra da Estrela que dedica um espaço à vertente ambiental através de várias parcerias "com os Baldios de Manteigas uma campanha de angariação de fundos para replantar alguns baldios, com a Ecopilhas oferecemos mini pilhões na entrega dos bilhetes, com a Quercus promovemos dois projectos: de reflorestação de bosques e de reciclagem da cortiça". Além disso, a praia fluvial "será iluminada à noite com energias renováveis e nos intervalos dos concertos passarão nos écrans gigantes vídeos de sensibilização ambiental".
O bilhete diário é de 15 euros com acesso aos espectáculos e praia fluvial. O passe geral para os três dias é de 30 euros.