RCB/TuneIn
Terça, 07 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
VILA DE REI GANHA POPULA??O
Na ?ltima d?cada o concelho de Vila de Rei ganhou mais de uma centena de habitantes. Os dados dos Censos 2011 s?o, segundo Irene Barata, o resultado das pol?ticas seguidas pelo munic?pio.
Por Paula Brito em 24 de Aug de 2011

Em entrevista ao "Flagrante Directo" da RCB, a autarca mostra-se satisfeita com os resultados dos Censos 2011 "estou porque não perdemos população, pelo contrário, aumentámos, pouco foram só cerca de cem pessoas, mas já é bom não perder, é sinal que as nossas políticas deram resultado".

Uma das medidas tomadas pela autarca para repovoar o concelho foi no ano 2006. O projecto inicial previa a vinda de 60 famílias brasileiras, acabaram por vir apenas quatro, no total de 14 pessoas, destas ficaram apenas dois casais. Irene Barata decidiu suspender o projecto que foi bastante contestado pelas famílias que o abandonaram, que esteve na origem de uma manifestação nacionalista em Vila de Rei e que quase provocou um incidente diplomático entre os dois países. Apesar da polémica, a autarca diz que hoje voltaria a fazer o mesmo "se fosse hoje voltaria a fazer a mesma coisa, porque dos dois casais que cá ficaram um já cá teve dois filhos, só por isso já valeu a pena, depois seriam precisos milhares de euros para pagar a publicidade que foi feita a Vila de Rei na altura".

Conhecida por estar no ponto mais central de Portugal, Vila de Rei sente-se mais próxima da capital do país do que da capital de distrito "sempre estivémos mais próximos de Lisboa, porque nunca houve uma ligação a Castelo Branco, administrativamente é pouco,  nunca houve transportes públicos ao contrário do que acontece com Lisboa".

Há 22 anos à frente da câmara de Vila de Rei, Irene Barata, em entrevista ao Flagrante Directo da RCB, diz que o concelho sempre esteve mais perto da capital do país do que da capital de distrito.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados