Em declarações à RCB, Pires Manso refere que "os números oficiais apontam para níveis de desemprego na ordem dos 12 por cento mas na realidade esse número ultrapassa os 15 por cento e quando agora forem conhecidos os dados dos censos sobre a população activa vai ser possível confirmar essa situação".
Uma realidade que não deve inverter-se nos tempos mais próximos uma vez que não são conhecidas intenções de criar novos postos de trabalho na região. Pires Manso sublinha que "para além do investiomento do data center na Covilhã não se conhecem outros projectos pelo que as unicas entidades que criaram emprego foram os call centers que abriram na Covilhã, na Guarda e em Castelo Branco".
Depois de conhecidos os resultados provisórios dos “Censos 2011”, o director do observatório de desenvolvimento económico e social da UBI não se mostra surpreendido com o aumento dos índices de desertificação do interior. Pires Manso considera que "estes resultados reflectem a falência das medidas políticas adoptadas pelos sucessivos governos para promover o desenvolvimento da região".