RCB/TuneIn
Domingo, 23 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IGREJA DE VALVERDE ALARGADA
A igreja matriz de Valverde vai ser recuperada e alargada aumentando para o dobro a capacidade do templo que, segundo o p?roco da aldeia, j? n?o d? resposta ?s necessidades da popula??o.
Por Paula Brito em 08 de Sep de 2008

Segundo Américo da Encarnação "Valverde foi das freguesias que mais cresceu nos últimos anos e a igreja já não dá resposta às necessidades da população, por exemplo em  eventos como a crisma, a Páscoa, o Natal, funerais e outros, as pessoas não cabem na igreja e têm que ficar à porta".

As obras estão orçadas em 300 mil euros e segundo o pároco da aldeia "contemplam o alargamento para os dois lados, aumentando para o dobro a capacidade da igreja mantendo o traçado de forma harmoniosa, tal como está previsto no projecto".

A câmara do Fundão assinou com a Fábrica da Igreja um protocolo comprometendo-se a comparticipar a obra em 75 mil euros. Manuel Frexes espera que "a fábrica da igreja e a população consigam o restante e vamos também tentar candidatar a obra a fundos comunitários ou outros". Segundo o protocolo a autarquia poderá reforçar a obra com mais 75 mil euros, mas segundo o presidente da câmara do Fundão "isso será uma situação excepcional, no final da obra vamos fazer uma avaliação porque a nossa experiência diz-nos que quando se trata de recuperação de património a tendência é sempre haver derrapagens nos orçamentos".

O Bispto da diocese da Guarda, D. Manuel Rocha Felício, elogiou a parceria estabelecida em Valverde entre os poderes públicos e a população para a realização das obras da igreja que deverão estar concluídas no prazo de dois anos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados