RCB/TuneIn
Sexta, 29 Mai 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PRESIDENTES DE JUNTA CONTRA EXTIN??O DE FREGUESIAS
S?o 7 os elementos que integram a comiss?o de autarcas do concelho da Covilh? que v?o analisar o acordo celebrado entre o governo e a ?troika? que prev? a extin??o de freguesias
Por Nuno Miguel em 14 de Jul de 2011

Reunidos na Covilhã a grande maioria dos presidentes de junta do concelho manifesta a sua oposição em relação à extinção de freguesias rurais e quer apresentar ao governo uma proposta alternativa para o novo modelo de reorganização administrativa. Paulo Rodrigues, presidente da junta de Cortes do Meio, um dos autarcas que faz parte dessa comissão, não esconde que há preocupações quanto a esta matéria "nós temos uma posição unânime contra a extinção de freguesias, ainda para mais no mundo rural onde as juntas são quem está mais perto das populações e por isso queremos analisar com detalhe essa situação para que depois possa ser apresentada ao governo uma proposta alternativa".

Os autarcas vão em breve voltar a reunir, depois de conhecido o conteúdo do acordo, mas Paulo Rodrigues sublinha que "um dos caminhos que pode ser seguido passa pela criação de agrupamentos de freguesias; essa situação pode permitir um melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros mas com cada uma das juntas a manter a sua própria identidade e evitando assim qualquer extinção". 

Para além de Paulo Rodrigues integram esta comissão os presidentes de junta de Santa Maria, António Rebordão; Jerónimo Barata do Barco, António Pinto, de Orjais, José Pinto, da Boidobra; João Paulo Baptista, de Vila do Carvalho e ainda Mário Raposo, membro do executivo da junta de freguesia do Tortosendo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados