RCB/TuneIn
Sexta, 22 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DESCOBERTO MAUSOL?U EM BELMONTE
O achado vem refor?ar a import?ncia do assentamento romano descoberto na Quinta da F?rnea, aquando das obras da Auto Estrada da Beira Interior, em 1997.
Por Paula Brito em 23 de Aug de 2007

Desde essa data que os trabalhos arqueológicos permitiram identificar um hectare de ruínas. Nas escavações foram encontradas peças relacionadas com fornos, forjas, currais e habitáculos de servos, indiciando a presença rústica de uma vila cuja área se localizaria nas proximidades. Uma teoria que a recente descoberta vem reforçar já que um mausoléu é um túmulo de uma figura importante ou de um conjunto de pessoas.

Para o presidente da câmara de Belmonte esta descoberta "pode trazer à luz do dia importantes revelações e reforçar a importância histórica de Belmonte". Depois da Idade Média e do período dos Descobrimentos, Belmonte procura agora também um lugar no período da romanização.

Os trabalhos de valorização do assentamento romano da Quinta da Fórnea continuam a decorrrer com uma equipa de 10 técnicos. O projecto, co-financiado pelo Programa Operacional da Cultura, tem como objectivo criar ao ar livre um museu do passado tornando o local visitável.  

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados