De acordo com o director da academia, a adesão de concorrentes é ligeiramente inferior à do ano passado
"É facilmente compreensivel à luz das dificuldades que as pessoas sentem no bolso e por isso olhamos para estes 155 concorrentes com a tranquilidade d que o concurso já diz o suficientes às pessoas para considerarem importante trazerem os seus alunos ou filhos a estas provas", refere João Correia.
O único concurso internacional para jovens músicos que se realiza em Portugal, nas variantes de piano, guitarra e violino, regista um aumento do número de participante nos escalões superiores, até aos 23 anos
"No concurso, o nível superior é recente, tem 3 ou 4 anos. São concorrentes que estão a frequentar o ensino superior ou estão a fazer pós-graduações, ou seja, a sua participação em concursos é muito selectiva", defende aquele responsável.
Outro dado sublinhado por aquele responsável, prende-se com o regresso de jovens que participaram em níveis inferiores, infantis e juvenis, e que voltam a estar presentes no concurso
"Demonstra que há memória e está presente a importância que para eles tem a participação neste evento quando estão a um passo de se lançarem na vida enquanto concertistas ou professores".
A maioria dos concorrentes são portugueses, mas estão a concurso jovens da Mongólia, Polónia, Holanda, Rússia, Ucrania, Espanha, França, Hungria e pela primeira vez da República Popular da China. Trata-se de um jovem com mais de duas dezenas de vitórias alcançadas em concursos internacionais
"Se o curriculum vencesse concursos acho que já o tinha ganho. Ele já venceu mais de vinte concursos internacionais. È um jovem que está a fazer uma pós-graduação na Ucrania e espero que saia consciente do nível do concurso e que, no regresso ao seu país, possa transmitir a mensagem de forma a que, em tempo útil, para o ano outros jovens daqueles paises se inscrevam", argumenta João Correia.
O décimo concurso internacional cidade do Fundão, que começa na próxima segunda-feira, tem um orçamento a rondar os 26 mil euros e vai estar centralizado na Moagem (Fundão).