Luís Cipriano traça os objectivos daquele que é o maior projecto musical de solidariedade do interior do país
"Detectar valores musicais é a base de tudo, assim como orientar profissionalmente as crianças para permitir que possam também no futuro ser colaboradores da ACBI", refere Luís Cipriano.
Luís Cipriano, presidente da direcção da Associação Cultural da Beira Interior, traça as metas do projecto que já permitiu a aquisição de 64 instrumentos que vão ser entregues às escolas participantes
"No final do ano já podem ser escolhidas 6 crianças que passam a fazer parte do coro infantil e 4 delas a frequentar um dos grupos de percussão da associação. O objectivo final será conseguir colocar 6 alunos no ensino superior, pagos pelo projecto, e depois colaborarem no projecto Zéthoven", explica aquela responsável.
O projecto Zédp comparticipado em 70 mil euros pela Fundação EDP é um dos 4 projectos aprovados pela Fundação este ano para o distrito de Castelo Branco. Foram ainda contemplados a APPACDM do Fundão com o projecto bombásticos da Arieira, um projecto de formação de um grupo de bombos para 9 jovens e adultos utentes da instituição, o projecto Saúde de Ferro que pretende apetrechar a Associação Sagrado Coração de Maria do Ferro com equipamentos de saúde, meios de diagnóstico e primeiros socorros, e um projecto para a implementação da teleassistência na freguesia de Sto. André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.