RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FEIRA MEDIEVAL NO TEIXOSO
Agrupamento de escolas daquela vila do concelho da Covilh? regressou aos tempos da idade m?dia. Os cerca de 600 alunos e docentes que integram aquela unidade de ensino promoveram a organiza??o duma feira medieval que decorreu na Pra?a de Portugal, bem no cora??o do Teixoso.
Por Nuno Miguel em 20 de Jun de 2011
Trajados a rigor, a nobreza, o clero e o povo promoveram um conjunto de actividades como danças, um casamento, um combate, a leitura da carta régia e a venda de produtos típicos da época.

Liliana Ramos, directora do agrupamento de escolas do Teixoso sublinha o envolvimento de toda a comunidade escolar em torno deste projecto "todos os alunos estão desde o inicio do ano a preparar esta actividade o que para nós é muito gratificante uma vez que a ideia foi bem acolhida por todos e naturalmente que só podemos estar muito satisfeitos ao ver que o resultado final foi positivo"

Uma feira que pretendeu também mostrar à comunidade em geral o trabalho realizado naquele agrupamento "esse era outro dos grandes objectivos e também foi por isso que decidimos realizar a feira na praça central da vila em vez de a realizar no interior da escola; a adesão das pessoas correspondeu às nossas expectativas e desta forma foi possível mostrar a toda a comunidade o trabalho que é feito na escola".



A ideia de organizar a feira partiu dos docentes de história e a iniciativa foi preparada desde o inicio do corrente ano lectivo e com vários pontos de interesse como um tabelião, uma taberna, espaços para venda de pão e bolos e muita animação.

Jão Camurça, um dos responsáveis pela organização refere que "procurámos dar algum destaque ao mandato de D. Sancho I, pela importância que teve na nossa região, sendo que esta feira vem culminar um conjunto de actividades que já realizámos ao longo de todo o ano como foi o caso duma ceia medieval; por outro lado também pretendemos transmitir aos alunos o conceito de tolerância entre as religiões católica, muçulmana e judaica que sempre coabitaram no passado duma forma menos agressiva do que sucede nos dias de hoje".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados