RCB/TuneIn
Segunda, 23 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PLANO AGUARDA LUZ VERDE
Até final deste ano deve ser aprovado o novo regulamento de paisagem protegida da Serra da Gardunha.
Por Nuno Miguel em 10 de Jun de 2011

O projecto foi apresentado na primeira edição da iniciativa “Conversas. Com” que a câmara municipal do Fundão promoveu no café “Aliança” e que pretendeu assinalar os dias da água e do ambiente.Trata-se dum trabalho que está a ser desenvolvido pela Agência XXI Gardunha em parceria com as câmaras municipais do Fundão e de Castelo Branco e que pretende valorizar todas as potencialidades da Serra nas áreas do turismo e da natureza.

Para o vice presidente da autarquia fundanense este projecto vai permitir dotar a Gardunha dum conjunto de mais valias "desde logo porque se trata dum plano inter-municípal que congrega as vontades das 2 autarquias com intervenção mais directa na serra e, por outro lado, mais do que uma atitude repressiva este documento vai procurar identificar todos os locais de interesse patrimonial, cultural, turistico e de natureza da serra assim como definir as melhores formas para a sua promoção".

Paulo Fernandes espera que "até final do ano este regulamento já possa estar implementado e tal só ainda não sucedeu devido a uma alteração de perimetro introduzida pela câmara de Castelo Branco; de qualquer forma a versão final já foi submetida ao ICNB que deve pronunciar-se nas próximas semanas para que depois sejam dados oa passos seguintes até à sua implementação definitiva".

Logo que obtenha luz verde por parte do instituto de conservação da natureza e biodiversidade, este projecto de regulamento vai ser apresentado às respectivas assembleias municipais para de seguida ser submetido à discussão pública.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados